FANDOM

Passione (2010)

Passione é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20 horas, entre 17 de maio de 2010 e 14 de janeiro de 2011, em 209 capítulos,[1] substituindo Viver a Vida e sendo substituída por Insensato Coração.

Foi escrita por Silvio de Abreu com a colaboração de Daniel Ortiz, Sérgio Marques, Vinícius Vianna e Mário Teixeira, com direção de Natália Grimberg, Allan Fiterman e André Luiz Câmara, com direção geral de Carlos Araújo, Luiz Henrique Rios e Denise Saraceni, sob núcleo de Denise Saraceni.[2][3][4][5][6]

Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Mariana Ximenes, Reynaldo Gianecchini, Carolina Dieckmann, Rodrigo Lombardi, Marcello Antony, Larissa Maciel, Werner Schünemann, Maitê Proença, Mayana Moura e Aracy Balabanian interpretam os papéis principais, numa trama que trata de relações familiares e dos segredos concernentes às mesmas, envolvendo quatro núcleos de personagens situados no Brasil e na Itália após a revelação de que o personagem "Totó", interpretado por Tony Ramos, é o filho até então desaparecido de Bete Gouveia, a matriarca de uma importante família brasileira[7][8][9][10][11][12].

Bete, interpretada por Fernanda Montenegro, é tida pelo autor como "o eixo" de uma história onde todos os personagens se mostram interligados, e o título da telenovela, "Paixão" em italiano, é uma referência a um dos temas abordados: o sentimento desmedido que "Totó" desenvolve por Clara - a primeira vilã interpretada pela atriz Mariana Ximenes - e que eventualmente o leva à ruína[8][10][12][13].

Dividida em duas fases distintas, a trama teve, em seus primeiros capítulos, críticas consideravelmente favoravéis, mas registrou índices apenas satisfatórios de audiência. A partir do capítulo 127, com o assassinato do personagem Saulo Gouveia, Passione passou a ter caráter majoritariamente policial, com um foco investigativo e o uso do recurso narrativo "quem matou?", já utilizado pelo autor em obras anteriores, como A Próxima Vítima e Belíssima. A morte de personagens passou a ser uma ocorrência constante, atingindo inclusive os protagonistas da história[14] - ensejando críticas mais negativas ao mesmo tempo que recebia índices consideravelmente superiores de audiência[nota 1]. Desta forma, foi igualmente citada como "Pior"[15] e "Melhor Telenovela de 2010"[nota 2] e, embora tenha alcançado uma audiência média de 35,3 pontos em sua exibição, tornando-se a telenovela com a pior audiência média da história da emissora no horário, apresentou em sua última semana, em oposição, resultados em torno dos 50 pontos[16]

Abertura Editar

Abertura Passione (2010)

Abertura Passione (2010)

Notas

Referências

  1. Memória Globo. Passione - Ficha Técnica. Visitado em 14 de janeiro de 2011.
  2. Passione estreia nesta segunda com expectativa de esquentar horário nobre, R7, 17 de maio de 2010 (visitado em 17-5-2010): "A trama principal de Passione começa com a busca de Elizabete (Fernanda Montenegro) por seu filho Totó (Tony Ramos), mais de 50 anos depois de seu nascimento."
  3. Rede Globo (22 de abril de 2010). Passione: Conheça o grande império Gouveia, da família principal da trama (em português). Visitado em 22-4-2010.
  4. Prado, Miguel Arcanjo. Passione gera expectativa após marasmo de Viver a Vida. R7, 7 de maio de 2010 (visitado em 7-5-2010).
  5. Maia, Maria Carolina (10 de maio de 2010). Silvio de Abreu, autor de 'Passione', já espera críticas à nova novela das oito (em português) Veja.com. Visitado em 25-7-2010.
  6. Chaves, Milene (11 de maio de 2010). 'Figurati' e 'magari' devem ser as gírias introduzidas pela novela 'Passione' (em português) Revista Veja. Visitado em 25-07-2010. "Culpe Viver a Vida, que fica no ar até sexta e sofre com índices baixíssimos de audiência - então dá-lhe Itália para salvar o Ibope."
  7. Abos, Márcia. Elenco estelar de 'Passione' se reúne em festa em São Paulo (em português). Visitado em 11-07-2010.
  8. 8,0 8,1 Castro, Daniel (17 de janeiro de 2010). Nova novela das oito revela segredo no primeiro capítulo (em português) Blog do Daniel Castro R7. Visitado em 26-05-2010.
  9. Redação Estrelando. Passione: Conheça o personagem de Tony Ramos (em português) Estrelando R7. Visitado em 18-05-2010.
  10. 10,0 10,1 Cruz, Monica. Passione: Romances e polêmicas à vista (em português) Estrelando R7. Visitado em 18-05-2010.
  11. Predefinição:Citar periódico
  12. 12,0 12,1 Gomez, Heloiza (5 de maio de 2010). Silvio de Abreu fala sobre PASSIONE (em português) Redação Minha Novela M de Mulher. Visitado em 09-07-2010.
  13. Ricco, Flávio; Nery, José Carlos (20 de junho de 2010). Na novela "Passione", todos os caminhos levam a Bete Gouveia (em português) Coluna do Flávio Ricco Folha de S. Paulo. Visitado em 06-07-2010.
  14. Orosco, Dolores (06 de janeiro de 2011). 'Sim, vamos ter mais uma morte até o final da novela', diz autor de 'Passione' (em português) G1 Globo.com. Visitado em 06-01-2011.
  15. Brasil, Jorge Luiz (03 de janeiro de 2011). O MELHOR E O PIOR DE 2010 (em português) TV por Jorge Brasil - Contigo!. Visitado em 06-01-2011.
  16. Prado, Miguel Arcanjo (17 de janeiro de 2011). Passione termina com pior ibope da Globo no horário (em português) Blog da Fabíola Reipert. Visitado em 25 de janeiro de 2011.