FANDOM

Passione (2010)

Passione é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20 horas, entre 17 de maio de 2010 e 14 de janeiro de 2011, em 209 capítulos,[1] substituindo Viver a Vida e sendo substituída por Insensato Coração.

Foi escrita por Silvio de Abreu com a colaboração de Daniel Ortiz, Sérgio Marques, Vinícius Vianna e Mário Teixeira, com direção de Natália Grimberg, Allan Fiterman e André Luiz Câmara, com direção geral de Carlos Araújo, Luiz Henrique Rios e Denise Saraceni, sob núcleo de Denise Saraceni.[2][3][4][5][6]

Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Mariana Ximenes, Reynaldo Gianecchini, Carolina Dieckmann, Rodrigo Lombardi, Marcello Antony, Larissa Maciel, Werner Schünemann, Maitê Proença, Mayana Moura e Aracy Balabanian interpretam os papéis principais, numa trama que trata de relações familiares e dos segredos concernentes às mesmas, envolvendo quatro núcleos de personagens situados no Brasil e na Itália após a revelação de que o personagem "Totó", interpretado por Tony Ramos, é o filho até então desaparecido de Bete Gouveia, a matriarca de uma importante família brasileira[7][8][9][10][11][12].

Bete, interpretada por Fernanda Montenegro, é tida pelo autor como "o eixo" de uma história onde todos os personagens se mostram interligados, e o título da telenovela, "Paixão" em italiano, é uma referência a um dos temas abordados: o sentimento desmedido que "Totó" desenvolve por Clara - a primeira vilã interpretada pela atriz Mariana Ximenes - e que eventualmente o leva à ruína[8][10][12][13].

Dividida em duas fases distintas, a trama teve, em seus primeiros capítulos, críticas consideravelmente favoravéis, mas registrou índices apenas satisfatórios de audiência. A partir do capítulo 127, com o assassinato do personagem Saulo Gouveia, Passione passou a ter caráter majoritariamente policial, com um foco investigativo e o uso do recurso narrativo "quem matou?", já utilizado pelo autor em obras anteriores, como A Próxima Vítima e Belíssima. A morte de personagens passou a ser uma ocorrência constante, atingindo inclusive os protagonistas da história[14] - ensejando críticas mais negativas ao mesmo tempo que recebia índices consideravelmente superiores de audiência[nota 1]. Desta forma, foi igualmente citada como "Pior"[15] e "Melhor Telenovela de 2010"[nota 2] e, embora tenha alcançado uma audiência média de 35,3 pontos em sua exibição, tornando-se a telenovela com a pior audiência média da história da emissora no horário, apresentou em sua última semana, em oposição, resultados em torno dos 50 pontos[16]

Abertura Editar

Abertura Passione (2010)01:08

Abertura Passione (2010)

Notas

Referências

  1. Memória Globo. Passione - Ficha Técnica. Visitado em 14 de janeiro de 2011.
  2. Passione estreia nesta segunda com expectativa de esquentar horário nobre, R7, 17 de maio de 2010 (visitado em 17-5-2010): "A trama principal de Passione começa com a busca de Elizabete (Fernanda Montenegro) por seu filho Totó (Tony Ramos), mais de 50 anos depois de seu nascimento."
  3. Rede Globo (22 de abril de 2010). Passione: Conheça o grande império Gouveia, da família principal da trama (em português). Visitado em 22-4-2010.
  4. Prado, Miguel Arcanjo. Passione gera expectativa após marasmo de Viver a Vida. R7, 7 de maio de 2010 (visitado em 7-5-2010).
  5. Maia, Maria Carolina (10 de maio de 2010). Silvio de Abreu, autor de 'Passione', já espera críticas à nova novela das oito (em português) Veja.com. Visitado em 25-7-2010.
  6. Chaves, Milene (11 de maio de 2010). 'Figurati' e 'magari' devem ser as gírias introduzidas pela novela 'Passione' (em português) Revista Veja. Visitado em 25-07-2010. "Culpe Viver a Vida, que fica no ar até sexta e sofre com índices baixíssimos de audiência - então dá-lhe Itália para salvar o Ibope."
  7. Abos, Márcia. Elenco estelar de 'Passione' se reúne em festa em São Paulo (em português). Visitado em 11-07-2010.
  8. 8,0 8,1 Castro, Daniel (17 de janeiro de 2010). Nova novela das oito revela segredo no primeiro capítulo (em português) Blog do Daniel Castro R7. Visitado em 26-05-2010.
  9. Redação Estrelando. Passione: Conheça o personagem de Tony Ramos (em português) Estrelando R7. Visitado em 18-05-2010.
  10. 10,0 10,1 Cruz, Monica. Passione: Romances e polêmicas à vista (em português) Estrelando R7. Visitado em 18-05-2010.
  11. Predefinição:Citar periódico
  12. 12,0 12,1 Gomez, Heloiza (5 de maio de 2010). Silvio de Abreu fala sobre PASSIONE (em português) Redação Minha Novela M de Mulher. Visitado em 09-07-2010.
  13. Ricco, Flávio; Nery, José Carlos (20 de junho de 2010). Na novela "Passione", todos os caminhos levam a Bete Gouveia (em português) Coluna do Flávio Ricco Folha de S. Paulo. Visitado em 06-07-2010.
  14. Orosco, Dolores (06 de janeiro de 2011). 'Sim, vamos ter mais uma morte até o final da novela', diz autor de 'Passione' (em português) G1 Globo.com. Visitado em 06-01-2011.
  15. Brasil, Jorge Luiz (03 de janeiro de 2011). O MELHOR E O PIOR DE 2010 (em português) TV por Jorge Brasil - Contigo!. Visitado em 06-01-2011.
  16. Prado, Miguel Arcanjo (17 de janeiro de 2011). Passione termina com pior ibope da Globo no horário (em português) Blog da Fabíola Reipert. Visitado em 25 de janeiro de 2011.

Também no FANDOM

Wiki aleatória